top of page

Introdução à Direção

Com Marcio Schoenardie

Grandes obras audiovisuais são reconhecidas pelas habilidades e talento do diretor por trás das câmeras. Mas o trabalho do cineasta é extenso e começa muito antes de chegar ao set de filmagem. A ideia do curso é apresentar teorias sobre a direção cinematográfica, as funções do diretor e sua relação com as etapas que constituem um filme, e ter uma discussão sobre os muitos aspectos e conhecimentos que compõem uma direção de cena utilizando-se da análise do trabalho de alguns realizadores.

 

O conteúdo:

 

  • O que faz um diretor? O que ele deve fazer e do que (o diretor) é construído? A organização da equipe cinematográfica e o espaço do diretor dentro do processo, sua relação com o tempo, o material, tarefas e as pessoas envolvidas.

  • Resolvendo o filme sem a câmera: o roteiro e a decupagem: O processo de pensar o filme, construi-lo  através da  escrita. Transformar ideias em imagens.

  • Direção de atores e mise en scène: a sinergia entre construtores de um filme, na frente e atrás das câmeras. 

  • Nada se cria, tudo se cópia: as diversas referências dentro do mundo audiovisual, a bagagem acumulada de realizadores e espectadores. O gêneros e subgêneros constroem realizadores limitados? Como estamos reescrevendo a linguagem cinematográfica sem mudar o texto? Análise de cenas e diretores, suas escolhas para contar o mesmo, mas de forma diferente.

  • Filmes que serão abordados na oficina: Star Wars IV – Uma Nova Esperança (George Lucas), Tubarão (Steven Spielberg), Alien (Ridley Scott), O Vento Será Tua Herança (Stanley Kramer), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (Stanley Kramer); O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola), Bonnie e Clyde (Arthur Penn), Dracula (Tod Browning e Karl Freund. 1931); Deu a Louca no Mundo (Stanley Kramer), O Exterminador do Futuro (James Cameron), Os Intocáveis (Brian de Palma); 12 Homens e uma Sentença (Sidney Lumet) e Um Dia Muito Especial (Ettore Scola).

bottom of page